Quando decidimos incluir a Romênia em nosso itinerário pela Europa, ficamos entre duas cidades para escolher por onde começar: Timișoara ou Cluj-Napoca, por serem cidades relativamente próximas à fronteira (estávamos vindo de Bratislava na Eslováquia) e com a infra-estrutura que precisamos como nômades digitais.

Acabamos escolhendo Cluj-Napoca por alguns detalhes que vamos explicar melhor nesse artigo e também vamos contar se afinal achamos que foi uma boa escolha e valeu ter vindo direto pra Cluj!

Cidade charmosa e com muito verde

Cluj não é uma cidade muito cheia de pontos turísticos, mas com certeza não falta charme em seu centro histórico e seus parques! É possível percorrer quase tudo em um dia pela cidade e adoramos, sendo nossos preferidos: a praça principal e seus arredores, o Parque Central (onde saíamos para correr quase todos os dias), o Parque Cetățuia (onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade) e o belíssimo Jardim Botânico!

"Vale do Silício" da Romênia

Também conhecida como o "Vale do Silício" da Romênia, Cluj-Napoca conta com uma extensa quantidade de universidades! E de fato vimos uma cidade movimentada e com muitos jovens, o que trazia uma energia diferente a ela.

Conversando com o host de nosso Airbnb, ele comentou que até esse é um dos motivos de fazer com que os preços na cidade tenham subido bastante pela alta procura de estudantes vindos de fora, além de várias empresas terem aberto em Cluj, o que faz com que esses estudantes acabem ficando pela cidade.

Muitos cafés e restaurantes

Talvez um outro reflexo da presença tão forte de universidades é o quanto a cidade se modernizou e cresceu sua infraestrutura! Andando pelo centro da cidade, pudemos ir a cafés excelentes e modernos e ótimos restaurantes também.

Recomendamos muito:

Transporte público

Apesar de termos ficado no centro de Cluj, pegamos ônibus em algumas ocasiões para praticamente cruzar a cidade toda e foi muito tranquilo! Além de ser possível traçar rotas perfeitamente pelo Google Maps, os horários dos ônibus no geral batiam com o da rota e também várias estações contam com um monitor indicando quanto tempo falta para que o ônibus chegue.

Existem vários totens onde é possível comprar bilhetes físicos que devem ser validados nos ônibus mas o que mais nos impressionou é que é possível pagar diretamente nos ônibus com o cartão por aproximação ou Apple/Google Pay.

No nosso caso, utilizamos o cartão da Wise e deu super certo! Ele tem sido nosso cartão principal desde que começamos a vida nômade e, ainda mais na Romênia que a moeda é específica do país, tem nos salvado um monte! Além de ser essencial se você planeja visitar vários países em um curto espaço de tempo, por ser um cartão multi-moeda, as conversões e qual moeda não precisam mais preocupações! Caso você ainda não tenha uma conta por lá, segue nosso link!

Achamos super eficiente e fácil de navegar pela cidade!

Viagens de bate-volta de Cluj

Situada no coração da Transilvânia, Cluj está muito bem servida de coisas para fazer em seu entorno e essa foi a razão para termos optado por vir para Cluj-Napoca ao invés de Timișoara.

No tempo que ficamos em Cluj, fizemos uma breve viagem durante o final de semana para conhecer alguns desses pontos: o desfiladeiro e a mina de sal em Turda, Sibiu e a famosa estrada Transfăgărășan (também conhecida como uma das mais bonitas do mundo!).

Ficamos impressionados com as belezas que encontramos em cada um desses lugares, com certeza se tornaram pontos de destaque em nosso tempo aqui na Europa (e olha que estamos só começando a nossa viagem pela Romênia!).

Em breve traremos um artigo detalhando mais sobre essa viagem que fizemos!

Custo de vida

Tendo vindo de países onde o real era desvalorizado em relação à moeda local, podemos dizer que foi um alívio chegar na Romênia e usar o Leu Romeno, que está aproximadamente 1 para 1 com o real. E não apenas na impressão de não precisarmos multiplicar por 5 ou 6 para fazer conversões do euro, achamos o custo de vida em Cluj-Napoca muito bom!

No total, gastamos €1.772,67 (~R$9.542,68), sendo:

Categoria Custo Observações
Transporte €120,66 (~R$649,5) Passagens de transporte público (R$3,3 por trajeto) e aluguel do carro para a roatrip
Restaurantes €273,35 (~R$1,471.45) Em torno de R$52 por refeição para os dois
Mercado €299,98 (~R$1.614,77) No nosso caso, cozinhamos bastante durante as semanas e saímos apenas aos finais de semana
Lazer €36,70 (~R$197,56) Jardim botânico, passeios em Turda
Moradia €1.042,14 (~R$5609,40) Airbnb no centro de Cluj-Napoca, muito bem localizado

Lembrando que todos os valores são referentes para duas pessoas.

Um ótimo ponto de partida para explorar a Romênia

Sem sombra de dúvidas, ter escolhido Cluj-Napoca para começar nossa viagem pela Romênia valeu muito a pena! Ficamos apaixonados pela cidade, tanto pela atmosfera vibrante quanto pela arquitetura, seus parques e tudo que foi possível explorar em seus arredores.

A Romênia é um país que não tínhamos muitas expectativas sobre mas que com certeza já está superando todas elas!

Como sempre, se tiver ficado qualquer dúvida, não hesitem em nos contatar em nosso Instagram @biaedoug!!!