Tendo vivido a vida toda no calor tropical e praias do Brasil, ver neve e esquiar sempre foi um sonho e quando ficamos sabendo que a Bulgária tinha um dos resorts de ski mais baratos da Europa e que além disso ele vinha se tornando um centro para nômades digitais, só podia ser um sinal!

No artigo de hoje vamos trazer informações sobre como é esquiar em Bansko, desde como chegar na cidade, onde se hospedar, onde alugar equipamentos e muito mais! Além disso, vamos dar uma dica de como pagar metade do preço no aluguel de equipamentos de forma muito simples!

Como chegar a Bansko de avião, ônibus ou carro?

Foto da estação central de ônibus de Sofia, Bulgária

Bansko se situa no meio das montanhas Pirin na Bulgária e o aeroporto mais próximo da cidade é o da capital, Sofia. Para ir de Sofia até Bansko, basta pegar um ônibus na estação central de Sofia e a viagem dura cerca de 3h.

Como ir do Aeroporto de Sofia até a estação de ônibus?

Foto da estação de metrô de Sofia

Para ir do Aeroporto de Sofia até a estação de ônibus de Sofia, procure pelo metrô e pegue a linha M4 até a estação Serdika. De lá, pegue a linha M2 até a estação Central Railway Station (a estação é de trem, mas logo ao lado fica a de ônibus). Caso queira consultar a rota: https://www.metrosofia.com/en.

Para utilizar o metrô, é possível passar direto o cartão contactless nas catracas, não há necessidade de comprar bilhetes a parte. Por aqui, utilizamos o cartão multi-moeda da Wise, que além de funcionar nessa facilidade, também é possível fazer conversões entre moedas facilmente e com ótimas taxas. Se você ainda não tiver conta por lá, crie sua conta com taxa de transferência grátis utilizando nosso link!

💳
Quer enviar e receber dinheiro pelo mundo sem pagar taxas abusivas? A Wise é a conta internacional que te conecta com mais de 50 moedas. Abra sua conta grátis pelo nosso link e descubra a Wise hoje mesmo!

Como comprar o ônibus de Sofia para Bansko?

É possível comprar os bilhetes de ônibus pelo site da Union Ivkoni (empresa de ônibus): https://union-ivkoni.com/en/routes e ao chegar na estação, passe no guichê para trocar o bilhete eletrônico pelo físico.

Foto com exemplo de guichê de ônibus

Recomendamos que você se planeje e faça a compra com alguns dias de antecedência, pois esses ônibus costumam lotar.

Outra opção: transfers e taxis

Outra opção mais cômoda e também mais cara é utilizar transfers ou taxis diretamente do aeroporto de Sofia até Bansko. Além disso, também há a opção de alugar um carro e fazer o trajeto por conta.

Onde se hospedar em Bansko?

Para quem planeja esquiar, recomendamos se hospedar próximo à gôndola (só existe uma na cidade, não tem muito erro) que leva até a principal estação da montanha e conferir se o hotel que planeja ficar tem transfers direto para lá.

Por mais que pareçam opções redundantes, vale a pena poder contar com a possibilidade de ir andando e com o transfer, porque dessa forma você consegue ter mais flexibilidade para escolher entre os dois. Quando não estávamos com os equipamentos de ski, íamos andando até a gôndola tranquilamente, mas quanto estávamos carregando várias coisas, o transfer é uma mão na roda!

Nós nos hospedamos no Iglika Bansko, uma casa de hóspedes que conta com café da manhã, transfer até a gôndola e quarto para guardar os equipamentos de ski. Além disso, se situa a apenas 800m da gôndola e tem vários restaurantes no seu entorno.

0:00
/0:14

Todos os quartos contam com varanda e tivemos a sorte do nosso ser virado para as montanhas! Além disso, era bastante confortável, tinha wi-fi, frigobar, chaleira, aquecimento central, todo o necessário!

0:00
/0:05

O café da manhã era básico porém muito bem feito, não tinha opções de carnes como salsichas e embutidos, mas não faltavam queijos, pães, legumes, geléias e panquecas. Tudo muito caseiro e feito com carinho.

O transfer até a gôndola sai as 8h, as 9h e as 10h, e o caminho de volta era as 16h e as 17h. Éramos levados pela própria pessoa que cuida da casa de hóspedes e nos deixava bem pertinho da onde subíamos para a montanha.

Em Janeiro/2024, pagamos cerca de R$148 a diária, o que achamos bem em conta tendo em vista tudo que ele oferece. Super recomendamos ficar no Iglika Bansko!!!

Como comprar passes de ski em Bansko?

Para subir a montanha utilizando a gôndola e depois os elevadores de ski (ski lifts) na estação intermediária, é necessário comprar um passe de ski, com o qual você pode utilizar essas facilidades de forma ilimitada.

É possível recarregar seu bilhete online, porém se você nunca tiver comprado, é preciso fazê-lo direto na estação da gôndola. Existem totens logo em frente onde é possível comprar no cartão.

Foto com exemplo de um elevador de ski depois do ponto final da gôndola

Essa foi a parte mais cara da viagem e o valor depende da quantidade de dias que você quiser ficar. Nós compramos a opção de 2 dias e pagamos 180 BGN (valor de Janeiro/2024) por pessoa.

Nesse site é possível checar os valores atualizados: https://www.banskoski.com/en/page/prices.

Como alugar equipamentos de ski em Bansko?

Foto de uma loja de equipamentos de ski em Bansko

Caso você não tenha seu próprio equipamento de ski, existem inúmeras opções para alugar pela cidade. Os hotéis costumam ter convênios com lojas de aluguel onde são oferecidos descontos aos hóspedes, então vale a pena ver se seu hotel não oferece algo do tipo! No nosso caso, o lugar onde nos hospedamos tinha convênio com a Ski & Board Traventuria Bansko.

Como economizar no aluguel de equipamentos de ski em Bansko?

Foto dentro da loja de aluguel de equipamento de ski em Bansko

E aqui vem uma dica de ouro e que descobrimos por pura sorte: faça a reserva de seu equipamento online e economize metade do valor alugando direto na loja física.

No site da loja que nos foi indicada pelo hotel https://banskoskishop.com a reserva dos equipamentos para esqui (skis, botas e bastões) estava custando 8 euros por dia, quanto na loja, esse valor ia para 15 euros por dia!

Valeu muito a pena e economizamos um bom dinheiro!

Como aprender a esquiar em Bansko?

A cidade de Bansko gira em torno do ski e snowboard, então assim como existem inúmeras lojas de aluguel de equipamento, existem quase na mesma proporção as escolas de ski! Além disso, logo ao sair da gôndola você provavelmente já será abordado por inúmeros professores que oferecem ser serviços de aulas.

Foto da Bia tentando esquiar

Nossa dica em relação a isso é: verifique as avaliações de cada escola no Google Maps ou no Tripadvisor. Ficamos surpresos quando vimos que as escolas que mais tinham professores na saída da gôndola não necessariamente eram consideradas boas nos reviews, muito pelo contrário.

Na nossa experiência, fizemos 2h de aula privada (infelizmente não foi em Bansko, então não temos indicações de escolas) e conseguimos pegar os conceitos básicos. Disso, aproveitamos o restante do nosso tempo treinando em pistas para iniciantes, já que pelo menos no nosso caso, o mais difícil era conseguir superar o medo de descer um pouco mais rápido e precisávamos de tempo para consolidar os aprendizados.

Como são as pistas de ski em Bansko para iniciantes?

Foto da pista Panica B

O ponto final da gôndola que sai da cidade é a estação de Bunderishka Polyana, a principal da montanha. Lá existem três pistas para quem está aprendendo a esquiar:

  1. Panica B
  2. Kids run
  3. Outra do lado direito da gôndola
Foto com as três pistas de iniciantes que ficam em Bunderishka Polyana

Passamos a maior parte do tempo na Panica B, o problema dela era que a fila do elevador era sempre muito grande, então ficávamos mais tempo nela do que propriamente esquiando, mas foi uma boa pista para relembrar alguns conceitos e aquecer!

No segundo dia, encaramos descer os 10km da Ski Road 1, que sai de Bunderishka Polyana e vai até a base da gôndola, de volta na cidade. Foi definitivamente desafiador e em uma das descidas mais íngremes descemos andando, mas em sua maioria era bem tranquilo e foi bom para esquiarmos em terrenos diferentes (neve mais fofa, neve mais dura, neve meio empedrada, buracos na neve, etc). Caímos algumas vezes mas no geral foi bem divertido! Levamos 2h para descer o trajeto, considerando que somos super iniciantes - pessoas mais experientes levam 15-20 minutos no trajeto.

Foto indicando a Ski Road 1

Dica: como economizar com alimentação na estação de ski em Bansko?

Foto do Doug sentado no restaurante The Barrels na estação de Bunderishka Polyana

A estação de Bunderishka Polyana (ponto final da gôndola) conta com 5 restaurantes. É até comum que mesmo as pessoas que não vão esquiar subam até lá para apreciar a vista e ir nos restaurantes.

Mas, como você já deve imaginar, a comida lá em cima está longe de ser um valor acessível - afinal de contas, você estará no meio de montanhas! Quando fomos em Janeiro/2024, as pizzas não saiam por menos de 15 euros e pratos passavam facilmente dos 20-30 euros.

Para economizar, fomos no supermercado e levamos alguns lanches prontos que eram vendidos por lá e esse foi nosso almoço! Recomendamos que você leve comidas caso o orçamento estiver meio apertado.

Banheiros

Mesmo sem consumir nos restaurantes, era possível acessar os banheiros em seu interior tranquilamente - não sabemos se era preciso consumir ou não, nós só disfarçamos e fomos!

Quanto custa esquiar em Bansko?

Segue o detalhamento de quanto gastamos por pessoa para dois dias esquiando em Bansko:

🏨 Acomodação: 27 euros

🎿 Aluguel dos equipamentos: 35 euros

🚠 Passe de ski: 90 euros

🤑 Total: 152 euros

Vale a pena?

Foto da Bia no final da Ski Road 1

Definitivamente o ski não é um esporte barato e além do deslocamento até uma região de montanha ainda tem todo o valor a ser gasto para realizá-lo, desde aulas até os equipamentos.

Bansko foi nossa primeira vez esquiando "de verdade" depois de termos tido a aula, então nós amamos! Ainda estamos bastante no começo e precisamos melhorar muito, mas adoramos o esporte e já estamos planejando nossas próximas viagens!

Esperamos ter ajudado com esse artigo e se tiver qualquer outra dúvida, só mandar pra gente lá no Instagram @biaedoug!