Desde que começamos nossa vida como nômades digitais, nosso estilo de viagem tem sido o "slow travel", onde ficamos pelo menos um mês em cada lugar, pra realmente conseguir explorar ao máximo dele e de seu entorno também. E isso não foi diferente para Bratislava, capital da Eslováquia, onde moramos por um mês - e talvez tenha sido nosso mês mais agitado até agora, no quesito de viagens.

Nesse artigo vamos detalhar como foi esse período morando em Bratislava e porque acreditamos que ela é a melhor base caso você queira explorar a Europa Central/Leste Europeu, seja passando um tempo maior como fizemos ou mesmo para planejar o ponto de partida de sua viagem pela Europa!

Cidade tranquila e custo relativamente baixo

Bratislava não é uma cidade super movimentada e com vários pontos turísticos para visitar, inclusive muitas pessoas dedicam um dia ou até meio dia para visitá-la em uma daytrip a partir de Viena.

Entretanto, uma coisa que aprendemos nesse quase um ano como nômades é que não necessariamente isso é ruim! Uma cidade mais tranquila dá aquele respiro entre as viagens, um centro histórico compacto e charmoso garante que é possível passar uma tarde de domingo tranquila.

E esse é totalmente o caso de Bratislava! Ficamos apaixonados no centro da cidade com suas ruas estreitas e repletas de restaurantes e cafés, além de prédios históricos e coloridos. Os pontos turísticos da cidade também, apesar de não serem tantos, não deixam a desejar: o belíssimo Castelo de Bratislava, o Portão de Miguel, a Prefeitura da cidade antiga e a torre UFO com certeza valem a visita!

Quando falamos de custo de vida, o de Bratislava nivela com o de Budapeste e está com certeza mais baixo do que nos países vizinhos.

Eslováquia

Quando decidimos explorar mais sobre a Eslováquia, ficamos muito surpresos de termos tão poucas pessoas falando dele como um super destino na Europa!

Alugamos um carro e fizemos uma viagem de 4 dias pelo país, na qual visitamos um dos lugares mais bonitos que já vimos na vida: as montanhas de High Tatras, na fronteira com a Polônia; e vários castelos absolutamente incríveis: o Castelo de Spiš, o Castel de Orava e o Castelo de Bojnice!

Inclusive, se quiser saber mais sobre essa viagem, em breve postaremos nossos vlogs dessa viagem e nosso roteiro completo e detalhado aqui no blog!

Proximidade com grandes capitais européias

Um dos pontos que mais temos gostado desse período em que estamos morando na Europa é com certeza a facilidade de ir de um país a outro - especialmente se os destinos estiverem dentro da Zona de Schengen. Fizemos essas viagens por trem e por ônibus e não poderiam ter sido mais tranquilas, tão fácil quanto ir de uma cidade a outra, mas no caso você está atravessando um país, mudando língua, cultura e as vezes até moeda!

Aliado a isso, de longe, uma das melhores partes de Bratislava é sua posição geográfica:

  • 65km de Vienna, Áustria (cerca de 1h de ônibus)
  • 200km de Budapeste, Hungria (cerca de 2h30 de ônibus)
  • 320km de Praga, República Tcheca (cerca de 4h de ônibus)

No tempo que ficamos por lá, fizemos viagens de final de semana para visitar esses outros países e foi absolutamente incrível! Aproveitamos a diferença de fuso com o Brasil (trabalho para uma empresa de lá) e saímos de Bratislava na sexta-feira, chegamos no hotel por volta da hora do almoço e já trabalhavamos de lá na parte da tarde/noite, de forma que estávamos prontos para aproveitar o sábado logo cedo!

Para que isso funcionasse, fizemos uma busca extensa por hotéis que tivessem uma mesa para trabalharmos e uma boa internet e ficamos nesses quando visitamos Praga e Viena, super recomendamos!

Ibis Wien Messe

Achamos uma excelente opção em Viena, pois tinha espaço para duas pessoas trabalharem no quarto e a velocidade da internet era muito boa. E como Viena é bem grande, achamos importante ficarmos próximos de uma estação de metrô, que é pouquíssimos metros do hotel.

Ver no Booking

Novotel Praha Wenceslas Square

Hotel em Praga, um dos melhores hotéis que já ficamos. Uma localização boa, perto de ótimos restaurantes e transporte público, incluindo a estação de ônibus que chegamos. Pegamos também o café da manhã que está muito bom. A distância dos pontos turísticos é um pouco grande, mas nada que não seja possível fazer andando (inclusive foi uma das cidades que mais andamos!)

Ver no Booking

Uma coisa que ajudou muito a tornar essas viagens entre países num curto período de tempo mais fácil é não precisarmos mais nos preocupar tanto com ter dinheiro físico da moeda do país. Por aqui temos utilizado a Wise como nosso cartão principal e por ser uma conta multi-moeda todos os países que passamos até agora não tivemos problemas em fazer as conversões e até sacar dinheiro quando necessário. É um essencial caso esteja planejando viajar pela Europa, onde nem todos os países tem o Euro como moeda, por exemplo a República Tcheca com a coroa tcheca e a Hungria com os florins húngaros. Se você estiver pensando em abrir uma conta, segue nosso link!

Uma das melhores bases para ficar na Europa

Sem dúvidas nosso mês em Bratislava foi um de nossos favoritos desde que começamos a vida nômade. Todos os finais de semana estávamos planejando alguma viagem e pesquisando sobre o próximo destino, com toda a empolgação que explorar um novo lugar pode trazer!

Seja ficando por um mês ou mais como ficamos, seja planejando sua viagem pelo Leste Europeu, super vale a pena considerar Bratislava! É uma cidade encantadora e que está muito perto de outros destinos incríveis.

Se houver ficado qualquer dúvida sobre, não hesite em nos contatar em nosso Instagram @biaedoug!!!