Também conhecida como a Cidade Amarela, Izamal é uma das mais famosas cidades coloniais de Yucatán. Situada aproximadamente a uma hora de Mérida ou também uma hora da Zona Arqueológica de Chichén Itzá.

No nosso caso, fizemos um bate-volta enquanto estávamos ficando em Mérida como nômades digitais, isso facilitou bastante e mais para frente vamos dar os detalhes de como chegar lá.

Por que visitar Izamal?

Izamal é uma cidade de origem maia que foi dedicada à religião, diferente das outras cidades guerreiras que já visitamos. A cidade é repleta de pirâmides – 5 no total, uma delas curiosamente localizada dentro de um hotel que abriga uma ótima cafeteria.

Além disso Izamal mantém seu estilo de arquitetura colonial até hoje, com um detalhe que a maioria das construções são amarelas, que dão todo o charme e a torna tão icônica.

Como chegar a Izamal partindo de Mérida?

A forma mais fácil e barata que usamos para ir para Izamal foi usando os Colectivos. O preço é de MX$ 35 por pessoa.

Na Península de Yucatán são os meios de transportes muito utilizado pelos locais para ser locomover dentro da cidade e também fora dela.

Para pegar um Colectivo é basicamente você estar no ponto em que ele passa/sai e fazer sinal. A parte mais complicada é conhecer os lugares e horários, no caso para Izamal saindo de Mérida, vamos deixar o local exato.

Geralmente um Colectivo desses que vai de uma cidade a outra, sai de hora em hora, mas somente quando a van estiver cheia.

O que fazer em Izamal?

Izamal é um verdadeiro tesouro escondido e há uma série de coisas para fazer:

1. Explore a Pirâmide Kinich Kak Moo

Uma das atividades principais em Izamal é visitar a pirâmide Kinich Kak Moo. Esta pirâmide, construída em homenagem ao deus Kinich Kak Moo, cujo nome em maia significa "Arara de fogo com a face do sol", é uma das três pirâmides mais importantes de Yucatán.

Um dos diferenciais dela é que você pode subir nela! Pode ser um pouco complicado pois em certa parte da escadaria os degraus estão bem desgastados e em ruínas, mas ainda sim é possível e você terá um ótima vista panorâmica de Izamal.

2. Visite a Pirâmide do Hotel - San Miguel Arcángel

Uma das coisas mais diferentes que vimos em Izamal é que dentro do hotel San Miguel Arcángel, está situada uma das pirâmides da cidade! O Hotel é extremamente bem localizado, em frente a praça principal da cidade e possui um restaurante e um café la dentro que você pode visitar sem necessariamente estar hospedado.

Hotel San Miguel Arcangel

É um ótimo hotel e extremamente bem localizado, com ótimo restaurante e cafés.

Ver no Booking.com

Além de tomar um ótimo café (recomendamos o Frappé de Oreo), você tem a vista da pirâmide que fica no jardim atrás do Hotel.

3. Visite o Convento de Santo Antônio de Pádua

O Convento é um dos pontos turísticos mais notáveis de Izamal. Com seu enorme átrio, é considerado o segundo maior do mundo. Ele foi construído no século XVI, é um marco histórico e arquitetônico impressionante.

O Convento também possui um museu, onde é possível ver artefatos e objetos históricos da região.

4. Passeie pela Praça Principal

A praça principal de Izamal é o coração da cidade. Aqui você tem uma excelente vista da entrada do Convento e também ao arredor dela sempre tem vários carrinhos de comida de rua, como elotes, esquites, churros e vários outras delícias que você pode experimentar.

Aqui também tem o famoso letreiro colorido que já é marca registrada de todas as cidades do México.

5. Experimente a Gastronomia Local

E com certeza um dos pontos altos da nossa viagem para Izamal foi a comida. A cidade possui vários restaurante de culinária tradicional, mas para nós um dos melhores lugares para experimentar é no Mercado Municipal De Izamal. Recomendamos a Loncheria La Conchita, onde você pode experimentar o melhor salbut da cidade (e o melhor que comemos no México!).

Dica: O que levar para Izamal?

Prepara-se para um calor intenso. A temperatura costuma ficar em torno dos 39 graus celsius. Além disso, leve água, um bom chapéu e protetor solar, principalmente quando for visitar as pirâmides.

Leve também sua câmera, pois a cidade de Izamal tem uma beleza que é bem diferente de qualquer outra cidade.

Então, vale a pena visitar Izamal?

Depois de um dia explorando a cidade amarela, podemos dizer com confiança que vale a pena visitar Izamal se você estiver pela região, a viagem de Mérida é fácil e acessível.

As pirâmides, o Convento de Santo Antônio de Pádua, a praça principal são lugares onde você pode facilmente passar o dia tendo uma visão autêntica da vida em Yucatán. Se você tiver a oportunidade de fazer uma viagem de um dia para Izamal, como nós fizemos, não hesite.

Não deixe de conferir nosso vídeo detalhado em nosso canal no YouTube:

A Cidade Amarela de Izamal | Pueblo Mágico em Yucatán
Exploramos Izamal, Yucatán, um fascinante Pueblo Mágico do México. Visitamos o antigo sítio maia de Hun Pic Tok e também a Pirâmide de Kinich Kak Moo, que é…

Gostou pensando em visitar Izamal? Salve esse post para mais tarde!